quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Futebol

Ilusão?

Bruno Isboli

A Seleção Brasileira conseguiu uma boa vitória por 1 a 0, nesta quarta feira, diante da Irlanda, com gol de Robinho. Engraçado que ao contrário da maioria dos comentaristas, acho que o Brasil mais uma vez não fez um bom jogo. A proposta da seleção da Irlanda foi claramente de jogar na defesa e sair rapidamente para os contra-ataques, com Robbie Keane e Duff. Já o Brasil contava com as estréias de Richarlyson e Leo Moura. Péssima a escolha de Dunga para a direita. Leo Moura não conseguia marcar na defesa, tomando vários dribles e varias bolas nas costas. No ataque, errou muitos cruzamentos. Uma teimosia de Dunga é insistir em colocar Gilberto Silva como titular. Incrível como o volante do Arsenal é lento e erra passes, apesar dos poucos ataques da Irlanda e que não ameaçaram o gol do seguro Julio César. Apesar da enorme posse de bola, o Brasil criou poucas chances de gol, o bloqueio Irlandês era forte, Julio Baptista e Diego não conseguiam arriscar de longe e dar o último passe para Luis Fabiano, que nas poucas vezes que tocou na bola, mostrou que pode ter mais algumas chances. Robinho se movimentou muito e arriscou alguns dribles. Não que o atacante do Real Madrid jogou mal, longe disso, arriscou alguns dribles e fez o gol da vitória, e lance de muita inteligência, mas faltou para Robinho alguém que encostasse nele para fazer tabelas, pois a marcação era muito forte. Mais uma vez, Dunga é questionado. Porque convocar os laterais Marcelo e Rafinha, ambos titulares do Real Madrid e Schalke 04 e com idade olímpica, e utilizar Richarlyson e Leo Moura? Porque não testar Rafael Sobis, já que o atacante do Betis poderia ajudar o isolado Luis Fabiano no meio dos grandalhões irlandeses? Enfim, Dunga precisa mudar muito de seus conceitos, apesar das vitórias.

Um comentário:

Kadu Nakashima disse...

Boa. Mas que bom seria houvesse a volta do 3-5-2. O Brasil ganharia muita qualidade de saída de bola e marcação jogando com josué, lucas, elano, kaka e julio baptista(Gaúcho). A zaga vejo com luisão, juan, breno(alex). E o ataque robinho e l. fabiano que mais uma vez firmou sua próxima convocação.
Já focado no próximo amistoso da seleção contra a Suécia, aposto que vai ser um grande desafio para a marcação. Embora a Suécia não tenha um elenco rico como o Brasil, ela tem um dos melhores atacantes na atualidade que na minha opinião entre os 3 do mundo, trata-se do Ibrahimovic que jogando a frente de Kallstrom pode surtir um forte efeito na zaga brasileira.

Abraço a todos!