domingo, 3 de fevereiro de 2008

Futebol


Rivais com novos times e problemas parecidos

Pedro Henrique Filho

De longe é perceptível a rivalidade entre corinthianos e palmeirenses. Apesar disso, os dois grandes de São Paulo vêem construindo uma história parecida de crises fora e dentro de campo, o que tem mais um capítulo no atual Paulistão 2008.
Já que estamos no Carnaval, podemos começar as comparações com as escolas de samba fundadas pelas tradicionais torcidas Gaviões da Fiel e Mancha Verde. Ambas tiveram problemas nos últimos desfiles, foram rebaixadas para divisão de acesso do carnaval de São Paulo e voltaram deslumbrantes para a disputa este ano. Partindo para o campo, em 2003 o verdão foi rebaixado para série B do brasileirão, reformulou o grupo e conseguiu dar a volta por cima com um bom ano de 2004 e o retorno a primeira divisão, além de sofrer com as crises internas provocadas por cartolas da era Mustafad. Já o corinthians foi rebaixado em 2007, viveu uma intensa desorganização com as investigações da parceria MSI e cartolas Dualib e contratou 14 reforços para retornar a elite do futebol brasileiro este ano.

Comparações a parte, chegamos no atual Paulistão que vem mais uma vez cruzando o destino dos arqui-rivais. Ambos foram cotados como favoritos devido ao forte elenco montado no começo do ano, inclusive pelas milhionarias contratações dos técnicos Mano Menezes pelo Corinthians e Vanderlei Luxemburgo pelo Palemiras, e, sendo cedo ou não, ambos vêem decepcionando as torcidas com tropeços e um jejum de gols que pressiona contrações ofensivas como Acosta e Alex Mineiro.

O Corinthans está em 10º lugar e vem de três empates em 0 a 0, contra São Paulo, Sertãozinho e Mirassol. o Palemiras segue em 11º e vem de duas derrotas por 1 a 0, para Ituano e Noroeste. Engraçado, mas o destino vem mostrando que nem sempre desavenças são diferenças.

Nenhum comentário: