segunda-feira, 18 de junho de 2007

Futebol

Mesmo sem brilho Santos venceWilame Prado
pradowil@gmail.com
O Juventude jogou em casa com dois objetivos traçados para o Brasileirão: escapar do rebaixamento e conquistar pontos no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Não obteve êxito, pois perdeu em casa para o Santos e, embora não esteja na zona de rebaixamento, tem os mesmos 6 pontos do Flamengo, que está na 19ª posição, consequentemente na zona de rebaixamento. E o Santos, que tem por objetivo garantir uma vaga à Libertadores 2008, conseguiu jogar de lado os maus resultados no Rio Grande do Sul, já que havia perdido para Grêmio e Internacional neste Estado.
Com um gol de Cleber Santana, logo no primeiro minuto de jogo, o Peixe ditou o ritmo da partida e conseguiu ampliar o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, com Marcos Aurélio.
Durante toda a partida, o time gaúcho não conseguiu construir jogadas que resultassem chances reais de gols. Exceto aos 28 minutos do segundo tempo, quando Michel perdeu um gol feito. No lance, bastava o atacante do Juventude chutar de chapa para as redes. Preferiu dar um balão, que passou por cima do gol de Fábio Costa.
Mesmo conquistando os importantíssimos 3 pontos, o Peixe pecou demais no toque de bola, proporcionando contra-ataques ao Juventude. Além disso, não demonstrou poder ofensivo e, mais uma vez, dá provas de que passou da hora de contratar um centro-avante finalizador.
Devido ao fato de o técnico Vanderlei Luxemburgo\nter se submetido a uma cirurgia recentemente, o auxiliar técnico Serginho Chulapa comandou o elenco santista nesta partida. Porém, Luxa não se contentou em ficar assistindo pela TV em São Paulo e realizou diversas ligações para o celular de Chulapa. No momento que Tabata estava para entrar no lugar de Pedrinho, Luxa fez questão de falar ao telefone com o "Samurai da Vila", passando algumas ordens táticas.Surge a polêmica: será que a regra permite atletas estarem conversando pelo celular durante o jogo, mesmo estando no banco? Pelo visto sim. Com essa velocidade tecnológica invadindo o mundo dos esportes, corre-se o risco de a essência do futebol e de outros esportes competitivos acabar se perdendo por entre as ondas virtuais, assim como as relações sinceras entre pessoas, que se perderam com a chegada de sites de relacionamentos,bate-papos virtuais etc.

2 comentários:

Anônimo disse...

Teve comentarista esportivo dizendo que o Santos\nganhou porque Luxemburgo não estava no banco dirigindo o time. O mesmo jornalista afirmou ainda que faltou simplicidade ao time e ao técnico na partida contra o Grêmio no Olímpico. Porém, creio que esteja enganado, já quenestá na cara que o elenco santista é limitado. Luxa conseguiu, por meio de um\nplanejamento iniciado em 2006, ser bi campeão paulista e quase chegar às finais\nde uma Libertadores.E humildade mesmo faltou ao renegado Tcheco que no\nintervalo do jogo de volta, na Vila Belmiro, disse aos repórteres que iria\nfazer churrasquinho do Santos depois do jogo. Quem assistiu ao segundo tempo\nviu que não foi tão fácil assim a classificação gremista."
Uma partida atípica – Devido ao fato de o técnico Vanderlei Luxemburgo ter se submetido a uma cirurgia recentemente, o auxiliar técnico Serginho Chulapa comandou o elenco santista nesta partida. Porém, Luxa não se contentou em ficar assistindo pela TV em São Paulo e realizou diversas ligações para o celular de Chulapa. No momento que Tabata estava para entrar no lugar de Pedrinho, Luxa fez questão de falar ao telefone com o "Samurai da Vila", passando algumas ordens táticas.
Surge a polêmica: será que a regra permite atletas estarem conversando pelo celular durante o jogo, mesmo estando no banco? Pelo visto sim. Com essa velocidade tecnológica invadindo o mundo dos esportes, corre-se o risco de a essência do futebol e de outros esportes competitivos acabar se perdendo por entre as ondas virtuais, assim como as relações sinceras entre pessoas, que se perderam com a chegada de sites de relacionamentos, bate-papos virtuais etc.
Teve comentarista esportivo dizendo que o Santos ganhou porque Luxemburgo não estava no banco dirigindo o time. O mesmo jornalista afirmou ainda que faltou simplicidade ao time e ao técnico na partida contra o Grêmio no Olímpico. Porém, creio que esteja enganado, já que está na cara que o elenco santista é limitado. Luxa conseguiu, por meio de um planejamento iniciado em 2006, ser bi campeão paulista e quase chegar às finais de uma Libertadores.
E humildade mesmo faltou ao renegado Tcheco que no intervalo do jogo de volta, na Vila Belmiro, disse aos repórteres que iria fazer churrasquinho do Santos depois do jogo. Quem assistiu ao segundo tempo viu que não foi tão fácil assim a classificação gremista.
Embora tenha feito um bonito gol contra o\nJuventude, Santana já não é mesmo aplicado jogador em campo desde a primeira\nfase do Campeonato Paulista. Por essa razão, em pesquisa realizada pelo Portal\ndo Santista Roxo, 66,7% dos torcedores preferem a não renovação do camisa 11\nsantista. O boato que está rolando é que ele estaria quase certo no Atlético de\nMadri. Mas hoje, com o término do Campeonato Espanhol e com a desclassificação\ndo Atlético de Madri para a Copa da Uefa, o interesse pelo clube espanhol pode\nesfriar. Santana afirma querer ficar no Santos, mas que a diretoria ainda não o\nprocurou. No mais tardar, essa novela vai ter seu fim até 30 de junho, último\ndia de contrato do jogador. Será que vale a pena pagar 100 mil reais ao baiano\nCleber Santana? Pelo futebol pequeno que vem jogando, não.
O caso Cleber Santana – Embora tenha feito um bonito gol contra o Juventude, Santana já não é mesmo aplicado jogador em campo desde a primeira fase do Campeonato Paulista. Por essa razão, em pesquisa realizada pelo Portal do Santista Roxo, 66,7% dos torcedores preferem a não renovação do camisa 11 santista. O boato que está rolando é que ele estaria quase certo no Atlético de Madri. Mas hoje, com o término do Campeonato Espanhol e com a desclassificação do Atlético de Madri para a Copa da Uefa, o interesse pelo clube espanhol pode esfriar. Santana afirma querer ficar no Santos, mas que a diretoria ainda não o procurou. No mais tardar, essa novela vai ter seu fim até 30 de junho, último dia de contrato do jogador. Será que vale a pena pagar 100 mil reais ao baiano Cleber Santana? Pelo futebol pequeno que vem jogando, não.

Sidarta Martins disse...

O santos vai subir, não tem jeito, o time da baixada tem elenco acima da média nacional.

abraços,