quinta-feira, 31 de maio de 2007

Futebol

De bom tamanho

Bruno Pimenta

Pelo primeiro jogo das finais da Copa do Brasil, o Figueirense viajou até o Rio de Janeiro e arrancou um ótimo empate, um a um contra o Fluminense. O empate mostrou o que foi o jogo. As duas equipes priorizaram a marcação e um jogo truncado, centrado no meio campo, o que explica o grande erro de passes. O técnico do Figueira, Mário Sérgio, repetiu o famoso 3-6-1, já Renato Gaúcho apostou no antes renegado Adriano Magrão, e foi recompensado no fim da partida. O Fluminense esbarrou na forte marcação e Carlos Alberto nada pode fazer no primeiro tempo. No segundo tempo, o tricolor carioca tentou apelar para o chuveirinho, boas oportunidades. Aos 37 minutos, numa falha da marcação carioca, Henrique arriscou de muito longe e marcou, um a zero para o time catarinense. Aos 43 minutos, quando tudo parecia decidido, Thiago Neves fez bela jogada pela direita e tocou para o meio da área, Adriano Magrão, livre de marcação, apenas empurrou para o gol vazio. Fim de jogo, Fluminense 1 x 1 Figueirense. A decisão fica para quarta que vem, no Orlando Scarpelli. O Figueirense tem a vantagem de empatar sem gols.

Futebol

Frio congela Peixe

Bruno Pimenta

Parece ser esse um dos motivos para a o mal futebol do Santos. Nesta quarta-feira, o Grêmio aplicou uma forte marcação no peixe e deu um importante passo rumo a final da Libertadores. Venceu o time paulista por 2 a 0 e agora tem uma ótima vantagem para o segundo jogo, quarta que vem, na Vila Belmiro. O Santos repetiu o mesmo time base que vem jogando toda a temporada, a única mudança foi a efetivação de Alessandro na lateral direita. O Grêmio fez o mesmo que o Santos, novamente usou o mesmo time, com a volta de Tcheco, que esteve ameaçado de não jogar, por conta de uma lesão.
O Grêmio fez valer a força da torcida e dominou as ações do jogo. Já o Santos não conseguia jogar e finalizou apenas três vezes na partida. Aos 34 minutos, Ávalos cometeu falta dentro da área em cima de Diego Souza, pênalti. Tcheco foi para a bola e converteu, um a zero. A defesa santista entrou em pânico, e dois minutos depois, Adaílton saiu jogando errado, Carlos Eduardo Roubou a bola e definiu o placar, dois a zero. O time comandado por Zé Roberto pouco fez no segundo tempo, não merecendo fazer nenhum gol.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Futebol

Caras novas também na Copa América
Pedro Henrique Filho

O técnico da seleção brasileira, o ex-jogador Dunga, anunciou hoje a lista de jogadores pré-convocados para a Copa América 2007, que será disputada de 26 de junho a 15 de julho, na Venezuela. Além de confirmar algumas novidades que já haviam sido convocados para os amistosos, o comandante surpreendeu com outros nomes inéditos. Confira:

Goleiros


Doni (Roma-ITA) - Helton (Porto-POR) - Diego (Atlético Mineiro)
A novidade em baixo do travessão fica por conta de Doni e Diego. O ex-corinthiano fez uma boa temporada na Roma e subistitui o goleiro Júlio César, da Internazionale - ITA, machucado, já o atleticano tem a chance de mostrar o que está mostrando no Brasileirão.

Laterais


Daniel Alves (Sevilla-ESP) - Maicon (Internazionale-ITA) - Gilberto (Hertha Berlim-ALE) - Marcelo (Real Madrid-ESP)

Cicinho (Real Madrid/ESP) - Kleber (Santos)
Sem novidade nas laterais, destaque para Daniel Alves que acabou de conquistar a Copa da Uefa pelo Sevilla, da Espanhã e o santista Kelber considerado o melhor lateral do futebol brasileiro.
Zagueiros


Juan (Bayer Leverkusen-ALE) - Alex (PSV Eindhoven-HOL) - Alex Silva (São Paulo) - Naldo (Werder Bremen-ALE)

Edu Dracena(Fenerbahce/TUR) - Thiago Silva(Fluminense)
Quatro caras novas na zaga, Alex Silva, um dos destaques do São Paulo nos últimos tempos que substitui Lúcio, do Bayern de Munique, lesionado, Naldo ex- Santos, que agora fazendo um ótimo trabalho na Alemanhã, Edu Dracena e o garoto Thiago do Fluminense, uma promessa que vem se desempenhando bem no Brasileirão.

Meio-campistas


Edmílson (Barcelona-ESP) - Gilberto Silva (Arsenal-ING) - Mineiro (Hertha Berlim-ALE) - Josué (São Paulo)

Elano (Shakhtar Donetsk-UCR) - Diego (Werder Bremen-ALE) - Anderson (Porto/POR) - Carlos Eduardo (Grêmio)

Fernando (Bordeaux/FRA) - Julio Baptista (Arsenal/ING) - Lincoln (Schalke 04/ALE) - Morais (Vasco)

Zé Roberto (Santos)
O meio-campo abre oportunidade para Josué, Mineiro e Diego conquistarem seus espaços no elenco verde e amarelo. Novidades ficam para Anderson, Carlos Eduardo, Lincon e o desconhecido Fernando. Destaque para o pedido de dispensa de Kaká e Ronaldinho e para a volta do melhor jofador da última Copa, Zé Roberto.

Atacantes


Robinho (Real Madrid-ESP) - Vágner Love (CSKA-RUS) - Jô (CSKA-RUS) - Afonso (Heerenveen-HOL)
Fred (Lyon/FRA) -Rafael Sobis (Betis/ESP)
Para finalizar as grandes surpresas da seleção, o ex-corinthiano Jô tem a opoprtunidade de mostrar o futebol que apresentava no timão e agora vem encantando à Rússia. Mas cara nova mesmo é do desconhecida Afonso. Com 1,85m e entre os maiores artilheiros da Holanda, o novato vem para complicar ainda mais a escalação do ataque brasileiro.
Caras novas e disposição, é disso que o Brasil precisa.

Tênis

Expectativa durou pouco

Pedro Henrique Filho

A expectaiva dos brasileiros no único representante nas chaves de simples em Roland Garros não durou nem um jogo. O gaúcho Marcos Daniel abandonou a partida quando perdia por 6-4 e 4-1, surpreendendo a torcida e o adversário, o francês Edouard Roger-Vasselin. A justificativa foi um estiramento na coxa esquerda, o que deixa mais uma vez, o país longe das pontas do tênis mundial. O brasileiro é número 174 no ranking e faturou pouco mais que R$ 45 mil pela participação relâmpago no torneio.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Vôlei

Reservas mantém vitóriasPedro Henrique Filho

Mesmo com o desfalque de jogadores importantes como Giba, Ricardinho, Serginho e Gustavo, a seleção brasileira de vôlei venceu neste final de semana as duas partidas pela Liga Mundial 2007, realizadas na Coréia do Sul. No primeiro jogo, a equipe de Bernardinho não teve dificuldades para fechar em 3 sets a 0 (25-17, 25-23 e 28-26), mas o jogo de ontem reservou grandes emoções para os orientais presentes no ginásioYugwansoon, na cidade de Cheonan. A seleção da Coréia ganhou o primeiro e o terceiro sets, forçando o Brasil a levar o jogo para o set decisivo. Aí brilhou a estrela do capitão Nalbert, que no retorno a seleção comandou os garotos na vitória de 17 a 15 e fechou o jogo em 3 sets a 2 (23-25, 25-19, 27-29, 25-23). No próximo final de semana a seleção volta para casa e enfrenta a Finlândia no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT).

Tênis

Chuva adia estréia de brasuca em RG

Pedro Henrique Filho

O desconhecido tenista brasileiro Marcos Daniel teve que conter a ansiedade e esperar até hoje para estreiar no torneio mais importante do tênis mundila, o Roland Garros. O brasileiro enfrentaria o francês Edouard Roger-Vasselin, ontem pela manhã, mas a chuva em Paris atrapalhou alguns jogos da competição. Fica a torcida e a espectativa para o único representante verde e amarelo no torneio, lembrando que Guga, assim como Marcos Daniel, era um desconhecido quando entrou pela primeira vez em Roland Garros. No fim, acabou sagrando-se campeão.

domingo, 27 de maio de 2007

Futebol

Novo empate no Flafogo
Bruno Pimenta

Pela quarta vez no ano, Flamengo e Botafogo empataram. Toda vez que as equipes entram em campo, parece que todos já sabem que o placar terminará igual. Como nos outros três confrontos, os dois times jogaram no ataque, proporcionando vários lances de perigo e empolgando a torcida. Para o Botafogo marcaram Lucio Flavio aos 17 e Dodô aos 44 minutos do primeiro tempo. Já para o Flamengo anotaram Leonardo aos 40 minutos do primeiro tempo e Paulo Sérgio aos 32 minutos do segundo tempo. Se for para empatar e ver jogos como esse, é melhor que não saia um vencedor. Fim de jogo:
X
Flamengo 2 x 2 Botafogo.

Futebol

Outros resultados
No vira-vira deu Paraná Pedro Henrique Filho

Ao contrário do Atlético, o outro representante paranaense, o Paraná Clube, não tinha muitas expectativas de vitória na rodada apesar do bom começo de competição. O desafio era o Cruzeiro fora de casa e com novo trabalho de um técnico recem chegado. Mais uma vez não deu a lógica, a equipe paranista do ténico Pintado arrancou uma bela vitória de 4x3, no Mineirão, assumindo a liderança isolada do Brasileirão e aumentando a crise na Toca da Raposa.
Debaixo de chuva, o Cruzeiro abriu o placar aos 44 do primeiro tempo com Guilherme. Quando ainda comemorava vem o primeiro balde de água fria no time de Minas, Joélson empata nos acréscimos. Aos 13 da segunda etapa vem a primeira virada com Josiel, e aos 22 e 29 minutos a virada do Cruzeiro com Rômulo e novamente Guilherme. Quando tudo parecia definido, o Paraná com um jogador a menos, vem a reviravolta, Josiel, artilheiro do Brasileirão, e Everton, fazem a alegria dos paranistas e definem a partida.

Misto-frio conquista vitória
Devido a disputa da semi-final da Copa Libertadores, o Grêmio entrou com um time misto, neste domingo, diante sua torcida no Olímpico. Pelo começo de partida, os gremistas até acreditavam em uma boa apresentação do time gtaúcho, logo aos 2 minutos, o zagueiro Dú Lopes marcou contra após o cruzamento de Ramón. Mas as emoções pararam por aí, o jogo foi truncado, apático e a equipe nordestina não conseguiu criar muitas situações de perigo com a retranca de Mano Menezes. Final de partida:
X
Grêmio 1x0 Sport

Empate com sabor de vitória Com 2 minutos a expulsão do zagueiro Júlio Santos, era o sinal que levar um pontinho para São Genuário seria muito para o time do Vasco frente ao embalado Náutico, nos Aflitos. A equipe de Celso Roth bem que partiu para cima e abriu o placar aos 25 do primeiro tempo com Morais, de pênalti. Na segunda etapa, a equipe pernambucana empata logo aos 4 minutos com Marcel, e vira, onze minutos depois com o zagueiro Cris. Mais uma vez em bola parada, o time carioca empata novamente com Morais, que contou ainda com o desvio na zaga. Final de partida:
X
Náutico 2x2 Vasco

Enfim Goiás desperta
O Goiás recebeu o Juventude no Serra Dourada e conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro 2007. Com uma boa atuação comparada aos primeiros jogos, a equipe goiana abriu o placar logo no começo da partida, aos 5 minutos, Wellinton acertou um chute de fora da área. A torcida ficou animada com o primeiro tempo, mas no começo da segunda etapa , Da Silva empata de pênalti e traz de volta a angústia. A partir daí o Goiás acordou e impôs seu ritimo, marcou o segundo aos 9 com Paulo Baier e ampliou, com o destaque da partida , Wellinton (foto), aos 16. Final de jogo:
X
Goiás 3x1 Juventude