sábado, 16 de fevereiro de 2008

Futebol

Vende – se um Campeonato!

Alberto Landgraf

Alguns anos atrás quando se perguntava para um jogador brasileiro onde ele gostaria de jogar, com certeza a Inglaterra não seria uma das suas primeiras opções, mas com certeza essa visão mudou bastante nos últimos anos.
Hoje a Premier League é sem dúvida a melhor liga de futebol do planeta, a mais emocionante, com futebol de melhor qualidade, estádios sempre cheios, estrelas de seleções dos quatro cantos do mundo e os direitos televisivos mais caros do mundo.
Esse recente sucesso se deve a uma combinação de fatores: alto investimento de dinheiro estrangeiro (gerando salários mais altos), facilitação de visto de trabalho para jogadores fora da comunidade européia, a própria abertura de fronteiras da comunidade européia e a terceirização da parte administrativa e econômica da liga pela Federação Inglesa, a FA.
Nesse último ponto, aconteceu algo muito polemico e curioso na semana passada, quando essa administradora privada dos ´´business´´ da liga sugeriu aos donos de times que se jogassem alguns jogos da Premier League fora da Inglaterra, em lugares como Xangai, Dubai, Joan esburgo por absurdas quantidades de dinheiro!
Logicamente isso gerou opiniões divergentes entre os fãs, técnicos, jornalista e jogadores. Os que são a favor citam que o dinheiro sempre é bem vindo, que esses lugares citados acima não têm liga profissionais, então estariam divulgando o esporte, e que como já se tem muitos donos estrangeiros e times sem nenhum jogador inglês entre os titulares, já não se tem a identidade nacional de antigamente. Os que são contra citam que alguns times perderiam a vantagem do mando de campo, que as viagens poderiam gerar mais contusões, que os fãs que tem carne de ingressos para a temporada seriam prejudicados (fato normal na Inglaterra, onde ao contrario do Brasil, os dirigentes e jogadores se preocupam e escutam o que os torcedores têm a dizer), e que os donos já tem dinheiro de sobra!
A FIFA já se pronunciou contra, mas existe um precedente, pois a mesma já autorizou a final da Supercopa da Itália no estrangeiro em duas ocasiões, em 1993 nos EUA e em 2002 na Líbia.
Particularmente acho muito difícil isso chegar a acontecer, pois a logística e a negociação da coisa seria muito complicada, mas já pensou se a moda pega, e a gente tiver que assistir a final do Campeonato Brasileiro em Buenos Aires????

Nenhum comentário: