quinta-feira, 26 de junho de 2008

Fórmula - 1

Deu Brasil na França

Marlus Martins

Daí pessoal, estamos aqui para falar da oitava etapa do mundial de formula 1, e vimos nesta etapa que o brasileiro Felipe Massa esta mesmo com sorte de campeão. É verdade dizer que o piloto brasileiro só chegou na primeira colocação por causa dos problemas com o escapamento de Kimi Haikkonen , mas para ser campeão o piloto precisa mesmo de sorte como já vimos em outros campeonatos.
Kimi largou bem e se manteve na ponta com Massa em segundo. Lewis Hamilton logo na primeira volta já cometeu um erro passando reto em uma das curvas do circuito francês e com isso recebeu um drive trought caindo para as posições intermediarias, neste momento
começamos a ver a performance de outro brasileiro, Nelson Ângelo Piquet, com muita determinação segurou o piloto inglês em sua cola, sem dar chances para que o mesmo lhe tomasse a posição.
Rubens Barrichello apesar de terminar a corrida fez uma prova discreta ficando na 14 posição.
Na primeira parada para troca de pneus e reabastecimento, Kimi continuou na frente seguido de Massa com uma diferença de 6 segundos, neste momento começaram os problemas de Kimi. Com o escapamento de sua Ferrari se soltando, o finlandês perderia rendimento em relação a Massa que diminuiria a diferença rapidamente, cerca de 1 segundo por volta. Logo o brasileiro passou o companheiro de equipe e a partir dali concretizou com tranqüilidade a vitória que lhe deu a liderança da competição (48 pontos). Raikkonen chegou em segundo e passou a ocupar a terceira posição do campeonato (43 pontos). Robert Kubica a grande sensação do campeonato realizou uma prova discreta em relação as anteriores onde o colocou como grande candidato ao titulo, mesmo assim chegou em 5 lugar e consolidou-se na segunda colocação do mundial com (46 pontos). Lewis Hamilton não conseguiu chegar aos pontos e permaneceu na 4 colocação com (38 pontos).
Fato marcante da corrida para os brasileiros foi a ótima performance de Nelson Piquet Jr.
Ele que estava sob pressão para um bom resultado mostrou que agora chegando nas pistas da Europa, onde conhece bem dos tempos de gp2, pode alcançar posições de expressão. Nelsinho chegou na sétima colocação e melhor do que seus dois primeiros pontos na f-1 foi a bela manobra de ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe o bi-campeão Fernando Alonso, na ultima volta da corrida onde a pista encontrava-se escorregadia com algumas gotas de chuva, Alonso errou e Nelsinho aproveitou e fez a ultrapassagem para chegar em sétimo.
Jarno Trulli da Toyota chegou na terceira posição com uma ótima corrida fechando assim o podium q teve os dois pilotos da Ferrari nas primeiras colocações.
Fato interessante da prova foi à vitória de um brasileiro pela primeira vez em Magny Cours e a liderança do campeonato para Felipe Massa pela primeira vez em sua carreira, esta liderança que não via um brasileiro em primeiro desde a vitória de Ayrton Senna em Mônaco em 1.993.
Portanto a classificação final da 7 etapa do mundial de Fórmula 1 2008 ficou assim:
1 - Felipe Massa - Ferrari
2 – Kimi Haikkonen - ferrari
3 – Jarno Trulli - toyota
4 - Heikki kovalainen - Mclaren
5 - Robert Kubica - bmw
6 – Mark Webber - red Bull
7 – Nelson Piquet - renault
8 – Fernando Alonso - renault

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Estou incluindo seu blog em minha pesquisa sobre blogs do Paraná! Abraço