segunda-feira, 2 de julho de 2007

Futebol

Partida morna entre Santos e Grêmio

Wilame Prado

O jogo entre Santos e Grêmio tinha cara de revanche pós Libertadores. Mas só ficou na cara, afinal a partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro foi extremamente morna e sem muitas emoções.
Sem ainda poder contar com Maldonado, o técnico santista Vanderlei Luxemburgo optou por jogar no 3-5-2, deixando Ávalos como líbero e Domingos e Marcelo mais nas laterais da zaga. A outra surpresa do jogo foi escalar para jogar na frente os dois jovens Moraes e Wesley. Já o Grêmio, sabendo de suas limitações e de seus desfalques, fez o que sabe de melhor, que é jogar na retranca.
O resultado disso foi um primeiro tempo sem quase nenhum lance de perigo aos gols de Fabio Costa e Saja. As únicas jogadas que davam resultado ao Santos eram as bolas enfiadas para os atacantes, que não souberam aproveitar. O Grêmio atacou bem menos que o Peixe na primeira etapa, porém sempre chegava com mais perigo, já que na maioria das vezes o elenco santista deixava Ávalos no mano a mano, ora com Diego Souza, ora com Éverton.
E mais uma vez, o regular Rodrigo Souto pôde ser considerado um dos melhores em campo. O atleta, que nesta partida vestiu a 11 (já que Cleber Santana não atuou), demonstrou a segurança de sempre no toque de bola e deu tranqüilidade para a afobada zaga santista. Um dos erros cruciais do Peixe, como sempre, foi não conseguir sair da linha de impedimento realizada pelo Grêmio.
Embora tenha sido uma partida sem muitos lances de perigo, um dos destaques foi a excelente defesa que Fabio Costa aplicou aos 42 minutos do primeiro tempo, depois de cabeçada certeira de William, e o incrível gol perdido por Lúcio, do Grêmio, aos 37 do segundo tempo. Tirando isso, outros pouquíssimos lances emocionantes aconteceram na partida.
O novo reforço do Santos, Vitor Junior, entrou muito bem no jogo, aos 23 minutos do segundo tempo. Ele e Marcos Aurélio, que entrou também na segunda etapa, deram outra cara ao alvinegro praiano, que só não balançou as redes porque realmente ainda falta um verdadeiro centroavante ao time.
Mas que a verdade seja dita: nem Santos e nem Grêmio são os mesmos times que fizeram aqueles verdadeiros duelos de tiranos na Libertadores da América. O desânimo de perder a competição sul-americana ainda está estampada na cara dos atletas dos dois clubes.
Com apenas 8 pontos, o Santos segue na 16ª posição, encostado na zona de rebaixamento. O Grêmio tem 10 pontos e está na 13ª posição, também muito mal na tabela. O próximo desafio santista é o Vasco, que perdeu do Cruzeiro por 3 a 1. Já o tricolor dos pampas pega o Juventude e vai tentar dar prosseguimento aos resultados positivos que vem alcançando em clássicos gaúchos. Fim de jogo, Santos 0 x 0 Grêmio.

Um comentário:

Anônimo disse...

espero que Grêmio e Santos voltem da libertadores logo...