quarta-feira, 9 de maio de 2007

Tênis

Roland Garros está chegando!

Guga Barreto
Vem aí um dos mais charmosos torneios de tênis. Trata-se do torneio de Roland Garros, o segundo Grand Slam do ano. Foi lá que Gustavo Kuerten, o nosso Guga, escreveu seu nome na história do tênis mundial, tornando-se o primeiro brasileiro a levantar a taça em 1997. Guga voltou a ser campeão 2 anos seguidos, em 2000 e 2001.
O maior tenista da atualidade, o suíço Roger Federer, ainda não conseguiu conquistar nenhum titulo na França, mas vai acumulando recordes atrás de recordes. Na última semana, Federer ultrapassou o lendário e briguento John McEnroe ficando 171 semanas no topo do ranking. Agora só restam Pete Sampras, Ivan Lendl e Jimmy Connors a sua frente. Será que ele ultrapassa? Alias, Federer tem sérios problemas de adaptação no saibro. Sempre que disputa torneios em quadras lentas, ele não obtém o mesmo sucesso do que nas quadras rápidas.
O espanhol Rafael Nadal é o grande favorito depois de ter conquistado o torneio nas duas ultimas edições. Recentemente ele e Federer fizeram um jogo exibição numa quadra dividida em metade saibro, metade grama. Nadal levou a melhor no set de desempate. O jogo foi equilibrado, mas será que podemos tomar como base para Roland Garros um jogo amistoso?
Nadal que inclusive está muito bem nas quadras de saibro. Já são 72 vitórias consecutivas em torneios na quadra lenta. Recorde esse que pode levá-lo a mais um titulo, no Master Series de Roma.
O Master Series de Roma é uma prévia para o torneio francês, já que conta com a presença de alguns dos grandes nomes do tênis na atualidade como o americano Andy Roddick, o sérvio Novak Djokovic, o tcheco Tomas Berdych, o russo Marat Safin, alem de Rafael Nadal e Roger Federer. Todos esses nomes avançaram para as oitavas de final.
Essa ultima semana também foi marcada por uma despedida. E uma despedida um tanto quanto espantosa pela precocidade da atleta. A belga Kim Clijters, de apenas 24 anos, não conseguiu vencer a batalha contra as contusões e abandonou o circuito. Clijters que fez seu nome, sendo uma das tenistas de maior potencial em quadras rápidas, fazendo 2 finais de Roland Garros, no Aberto da Austrália, sendo campeã do US Open em 2005 e outros 4 Master Series. Ao todo foram 45 titulos.
Clijters que namorou o antipático Lleyton Hewitt, e acabou levando a fama do ex-namorado. Ela que chegou a ser numero 1 do mundo em 2003.
Vai cedo demais. Uma pena.

Nenhum comentário: